quinta-feira, 31 de julho de 2008

Petróleo em Boliqueime

Todas as quintas-feiras, dia de folga, consagro (ou perco, consoante), duas a três horas aos assuntos da pátria. Primeiro, leio as edições da semana da Mailing-List “O correio dos outros”, excelente trabalho do Pedro Aniceto dedicado à comunidade Apple Portuguesa. Depois, percorro alguns blogues, nomeadamente o Jumento e Reflexões de um cão com pulgas, este também do Pedro Aniceto. E depois leio os jornais – O Publico, desde sempre o meu preferido, o Diário Digital, JN, Expresso e SOL.
Esta Quinta-Feira, no Publico e depois nos outros media, chamou-me a atenção a intervenção do Presidente da Republica, assunto tabu, agendada para as 8 da noite, em directo, nos telejornais. Depois da habitual partida de ténis, pelas duas da tarde, de regresso a casa, voltei a consultar os jornais on-line, e todos sem excepção, mencionavam a intervenção, inédita do Sr. Silva – O assunto devia ser importante, para o homem interromper as férias e dirigir-se ao país.
Quinta-Feira é também o meu dia de participar à tarefa de limpeza caseira - Passar o aspirador, limpar a casa de banho, cozinha e corredor, limpar o pó. Hoje ficou tudo mal limpo. Passei o tempo a “espreitar” as notícias do burgo no meu iMAC; saltava do DD para o Publico, deste para o Expresso, e por aí adiante . O suspense atingia o auge. Que raio de coisa tão importante se passava na minha pátria para o Silva intervir às 20H, em directo nos Telejornais? Factos, relevantes, no meu cantinho à beira-mar plantado, à parte o Cristiano Ronaldo ter comido mais uma celebridade, O Camelo estar finalmente em vias de o ser, e o Boavista descer de divisão, não conseguia descortinar. Será que o Sr. Silva iria vetar a pretensão do Camelo a ser realmente Camelo? Era uma hipótese. Contudo, para interromper as férias, deveria ser algo de muito mais importante. Estava a limpar a sanita, quando se fez túnel ao fundo da luz – neste momento, o que preocupa realmente os portugueses é o preço da gasolina. E se o Presidente, de férias em Boliqueime, tivesse descoberto um poço de petróleo, para mais sem fundo? Era um motivo mais do que importante para intervir em directo nos TJs - anunciar a gasolina a 50 ct. E assim responder ao computador a 20 Euros do Sócrates.
Uma vez não é costume, depois do jantar, sintonizei a televisão na RTPI. Apostei um jantar – que me apetecia oferecer – com a minha esposa e a minha filha, que o Sr. Silva iria anunciar a descoberta de petróleo em Boliqueime. Quando o sujeito começou a balbuciar disparates inaudíveis sobre os Açores – se ainda fosse sobre as Berlengas – vi logo que tinha que pagar o jantar, facto logo confirmado pelo José Rodrigues dos Santos – A montanha pariu um rato.

Sem comentários: